Seleção de Pessoas, como funciona?
- sherolsantospsico
- 5 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jan. de 2023
O processo seletivo é uma ferramenta de Gestão de Pessoas que visa adequar o candidato com o perfil mais próximo do esperado para a vaga, essa ferramenta faz uso de métodos e técnicas que terão como objetivo traçar esse perfil.
O primeiro passo para uma empresa que pretende realizar um processo seletivo é definir de forma clara quais são as principais características dessa função, ou seja, o que espera de um candidato e quais são as suas principais atividades e responsabilidades. Muitas vezes a empresa não encontra pessoas, pois ainda não tem essa clareza, o que faz com que busque por candidatos que condizem com a realidade do mercado.
Outro erro que a empresa pode estar cometendo é esperar encontrar o candidato perfeito, em alguns momentos é possível sim encontrar uma pessoa que atenda plenamente o que se procura para vaga, contudo isso nem sempre acontece, por isso a empresa necessita priorizar o que ela mais precisa naquele momento, isso ajudará a realizar a melhor escolha.
Após essas definições começa o processo de recrutamento, onde a principal ação é divulgar a vaga, com as informações mais relevantes sobre a função se torna mais fácil encontrar pessoas que estejam procurando por esse trabalho especificamente.
O processo final de seleção pode ser feito com diversas técnicas, como a entrevista que visa conhecer o candidato especialmente no que se refere a sua trajetória profissional. Além da entrevista é possível realizar dinâmicas de grupo para analisar competências como: comunicação, trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas, inteligência emocional, entre outras.
Outra ferramenta bastante utilizada é aplicação de testes psicológicos, sendo possível aprofundar aspectos de personalidade e perfil do candidato, como: relacionamento interpessoal, comunicação, trabalho em equipe, inteligência emocional, abertura para mudanças, gestão do tempo, liderança, entre outras, ainda, pode-se avaliar elementos de ordem cognitiva, como a memória, atenção concentrada, raciocínio lógico.
É importante pontuar que as ferramentas utilizadas de forma isolada não conseguem oferecer um resultado preciso sobre o perfil.

Ficou interessado sobre como um processo seletivo de qualidade pode lhe ajudar nas contratações? Entre em contato conosco e iremos oferecer um trabalho personalizado para sua empresa!
Comentarios